
O servidor municipal Adalberto Raimundo Medeiros, o Bia, faixa preta 2º Dan e um dos organizadores, justifica a homenagem, afirmando que o mestre André, como era tratado, foi o responsável por trazer o caratê para Cubatão, em 1975, dando aulas no Centro Esportivo, através da Escolinha de Esportes da Prefeitura. "Com certeza, os faixas pretas e professores de caratê de Cubatão reconhecem o mestre André como o responsável pelo surgimento e crescimento da modalidade na Cidade", afirmou.
Segundo Bia, estão previstas algumas atividades, como a apresentação do Kobudô, arte milenar de defesa com armas e ataque, pelo sensei Josias Ferreira, da Fabril (Shihan Kyoshi 7º Dan) e ainda demonstração de defesa pessoal por um dos mestres presentes, que será definido na hora.
José André Ferreira nasceu em 30 de novembro de 1955, em Formiga, cidade próxima a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Já morando em Cubatão, conheceu a arte do caratê pelas mãos do sensei Yoshihide Shinzato, 9º grau. Pelo conhecimento adquirido e capacidade chegou a se tornar presidente da União Shorin Ryu Karate - Dô Brasil.
Quem também teve André como seu mestre foi o professor municipal de caratê, Maurício Petronilio de Souza (Shinhan Kyoshi 7º Dan), que o conheceu em 1978, quando este prestava serviço como eletricista no Centro Esportivo e aproveitava os momentos livres para ministrar aulas de caratê, em uma sala que fica embaixo das arquibancadas do equipamento esportivo. No dia 19 de outubro de 1994, aos 39 anos de idade, José André Ferreira teve sua trajetória esportiva interrompida, ao sofrer um grave acidente automobilístico, no interior de Minas Gerais, que tirou sua vida.
Lions - A equipe de Caratê do Lions Club Cubatão participou da 4ª edição do Open Internacional Arnold Clássic Brasil, no último final de semana, no Rio de Janeiro. O grupo cubatense contou com três atletas que trouxeram excelentes resultados. Douglas Brito conquistou duas medalhas, sendo ouro no Máster 35/40 anos, e prata, na categoria Sênior, até 75kg; Gabrielly Santos conquistou a medalha de prata, na categoria 16/17 anos, acima de 59kg, e Davi Santos foi medalha de bronze, na categoria 16/17 anos, até 55kg.
Os bons resultados foram comemorados por Regina Célia, mãe de Gabrielly e Davi, e uma das dirigentes da equipe, por se tratar de uma competição internacional. "Foi importante, por contar com os principais atletas brasileiros e de outros países, como da Colômbia e Chile, e também por contar pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Karate", afirmou.
Fonte: PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário